Fotos Normais + Gimp = Quase uma Lomo…

Passei a noite vendo fotos de Pinhole, técnicas de revelação, como construir máquinas fotográficas caseiras. Estava realmente empolgado depois de descobrir que uma amiga havia comprado (sem saber) uma Lomo Fisheye! Lomo eu só conhecia mesmo por uma matéria na Super Interessante, que na verdade me deixou com o pé atrás… Essas coisas que eles tentam mostrar às vezes escondem umas coisas meio escabrosas.

Passado a pré-conceituação (ai meu português), fui admirando mais os resultados e achando bonito a paixão lomográfica! Então, acabei aderindo, mesmo sem ter a minha! Inclusive estou a procura de uma Holga, que é quase uma Lomo, só que chinesa! Essas “toy camera” são baratas, ou pelo menos eram…

Meu primeiro passo foi pensar. Não tenho Photoshop, nem estou afim de baixar e ter que ficar usando o rWidows. Tenho o Gimp, que particularmente eu estava associando a uma carroça velha e barulhenta, mas dava pra andar! Então Google me deu algumas dicas de procedimentos que eu poderia fazer com as minhas fotos, para elas ganharem aquela atmosfera lomérica (ai!). Logo em seguida achei uns scripts para tratar a imagem de uma forma mais automatizada, e consegui alguns resultados! “Não é assim, uma Lomo” maaaaaaaaaaaaaaaaas…

Vou ensinar os passos aqui (tá, se você usa fotoshop, vai no google e procura sozinho que tem muito mais informação que sobre o Gimp!):

Baixe o Gimp 2.2 => Unix (inclui linux), Mac Os X, rWindows

Baixe o Script => Photo:Lomo (clique com o botão direito salvar link como, etc, etc, etc… a extensão é scm)

Não sei como funciona para rWindows.

Para Linux: Copie o arquivo para ~/.gimp-2.2/scripts

Abra uma foto no Gimp, vá em script-fu, goose24, e assim por diante, e selecione Lomo!

Agora ajuste e divirta-se!

~ por Alfredo em julho 27, 2007.

Deixe um comentário

 
