Luiz Gonzaga – Volta Para Curtir

Esse é o álbum que eu comentei, estou ouvindo esse disco agora cheio de lágrima no olho. Eu não estou em condição de explicar o que é esse disco, talvez nem seja tanto assim, mas mexe muito comigo. Vou deixar a Wikipédia falar mais alto:

Luiz Gonzaga do Nascimento[1] (Exu, 13 de dezembro de 1912Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o "rei do baião".

Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil.

Aos dezoito anos, ele se apaixonou por Nazarena, uma moça da região e, repelido pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, ameaçou-o de morte. Januário e Santana lhe deram uma surra por isso. Revoltado, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali, durante nove anos ele viajou por vários estados brasileiros, como soldado. Em Juiz de ForaMG, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como acordeonista. Dele, recebeu importantes lições musicais.

DI02844

http://www.badongo.com/file/2969359

~ por Alfredo em outubro 22, 2008.

Uma resposta to “Luiz Gonzaga – Volta Para Curtir”

  1. Me sinto até envergonhada por dizer isso, mas quase não conheço o trabalho do Luiz Gonzaga… Tenho duas músicas dele no meu computador: Asa Branca e Baião de dois.
    Justamente eu que gosto muito de música brasileira.

Deixe um comentário

 
