Cozimento Solar

solar-cooker-design-variations_in_panel_types

Nos últimos dias tem chovido muito por aqui e eu fiquei me perguntando se as pessoas iriam armazenar de alguma forma aquela água, porque vai faltar com certeza nos próximos meses. Hoje o sol apareceu e, por coincidência ou não, achei um link de utilização do sol para fins alimentícios. Vem a pergunta: Por que as pessoas não usam o sol para cozinhar?

A maioria das pessoas nem sabe que dá para cozinhar com o sol e isso é mais seguro e ecologicamente correto que lenha e outros combustíveis que liberam carbono. Cozinhar com o sol não queima a comida, não precisa ficar vigiando e principalmente não gasta nada de combustível. Pode ser construído utilizando materiais reciclados ou de baixo custo, simples e rápido de construir e dura tanto quanto você cuidar. Serve para fazer qualquer tipo de alimento, esterilizar água e fazer frutas e geléias em conserva. Milhares de pessoas poderiam utilizar esse método o ano inteiro, inclusive no inverno do canadá, havendo luz, é possível cozinhar. O tempo de cozimento é em geral maior do que o forno comum, porém não havendo risco de queimar o alimento, você pode deixá-lo no forno solar sem preocupações.

Há basicamente 3 tipos de fornos: Os cozinhadores de caixa, cozinhadores de painel e cozinhadores parabólicos.

Os cozinhadores de caixa tem a vantagem de poder aquecer uma grande quantidade de alimentos de uma forma uniforme. Os cozinhadores de painel são formados por vários planos de superfícies refletoras que convergem os raios solares para um ponto, a vantagem é poder ser contruído com materiais baratos e/ou recicláveis e em uma hora. Os cozinhadores parabólicos conseguem aquecer um alimento no mesmo tempo que um forno comum porém devem ser manuseados com cuidado pois podem causar queimaduras, danos aos olhos, além de precisarem ser ajustados a cada 10 à 30 minutos para o foco de convergência dos raios solares ficarem no lugar certo.

Clicando aqui, mais perguntas poderão ser respondidas em português. Aqui mais modelos e conteúdo também em português. Aqui um site em inglês sobre cozimento solar.

Anúncios

~ por Alfredo em novembro 30, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: