LRO – Sonda de Reconhecimento Lunar

Utilizando sete instrumentos científicos diferentes, a missão LRO ajudará a identificar locais de pouso seguros para as futuras missões tripuladas à Lua.

Essa busca por espaçoportos lunares incluirá a localização de recursos minerais que poderão potencialmente ser utilizados pelos astronautas, além de futuras explorações comerciais, e o estudo da radiação ambiental do nosso satélite.

Uma espécie de plástico que imita a consistência dos tecidos humanos medirá a absorção da radiação ambiental lunar, buscando descobrir como ela afetará o corpo humano.

Além do mapeamento da superfície lunar no espectro ultravioleta, as câmeras da LRO construirão um mapa 3-D em alta resolução da superfície da Lua. Um dos momentos mais esperados da missão será a visualização direta do interior das crateras mais profundas da Lua, em busca de depósitos tão esperados, e que seriam muito bem-vindos, de água congelada.

“A LRO é uma espaçonave incrivelmente sofisticada. Seu conjunto de instrumentos trabalhará em harmonia para nos enviar dados em áreas nas quais nós estamos famintos por informações há anos,” diz o coordenador da missão, Craig Tooley.

Fragmento dessa Notícia.

Realmente se tem uma coisa que me irrita é a falta de discussão e projeção de impactos. Ao ler essa notícia imaginei um mar de leitores entusiasmados com a grande possibilidade de haver reserva de água na lua, pessoas que provavelmente nem pensaram no que pode significar “ser utilizados pelos astronautas, além de futuras explorações comerciais”. Tudo bem que o texto é jornalístico e está mais vendendo a idéia que opinando, não fez mais que seu papel “informativo”, mas quantas pessoas estão discutindo publicamente as consequências de abrir uma cratera na lua? Penso ainda que essa grande explosão terá menos consequências do que com a despreocupação com a falta de dúvidas em utilizar a reserva de água caso seja encontrada.

A água em nosso planeta é um recurso renovável, temos um ciclo. Alguém mencionou que não há ciclo das águas na lua? Que não é um ambiente que possamos interagir de maneira semelhante ao que fazemos com a Terra? A utilização dessa fonte é exatamente o contrário da moda sustentável, é uma falta de ética, uma grande falta de responsabilidade. Ninguém parece preocupado em questionar isso, o que é estranho em um meio científico que acredita ser fundamentado em questionamentos e soluções racionais. Os cientistas estão mais preocupados em brincar com seus equipamentos de inflar o ego (e o bolso). A ciência está se aproximando cada vez mais da tecnologia, praticamente tornando-se uma só e perdendo o poder de criticar a si mesma. Quando a tecnologia chega mais perto da ciência criam-se grandes produtos, quando acontece o contrário estabelecemos a preocupação comercial sobre a ética. A preocupação de uma pesquisa, antes mesmo de acontecer, é sua forma prática e no produto que ela vai gerar, sua função econômica. O que é a ciência sem questionamento senão uma ferramenta para um círculo de organizações poderosas tornar-se mais poderosas?

Parece que se os cientistas dizem que assim devem fazer, então assim será, amém. Quem vigia nossos cientistas? Não é o Watchman.

Anúncios

~ por Alfredo em maio 25, 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: